Baterias do BMW i3 usadas para alimentar… barcos eléctricos!

As baterias de grande capacidade da BMW i usadas para alimentar o compacto eléctrico da marca da Baviera, o BMW i3, vão deixar de ser usadas exclusivamente em… "terra"! É que a Torqeedo, empresa de propulsores para barcos, vai passar a usar as baterias do BMW i3 para os seus sistemas eléctricos Deep Blue.

Recorde-se que a Torqeedo disponibiliza sistemas propulsores para barcos que podem ser híbridos ou completamente eléctricos, sendo que a "gama" de potência pode variar entre 1 e 160 cv.

A marca da Baviera já adiantou que a escolha desta tecnologia por parte da Torqeedo prova a qualidade da fabricante germânica no fabrico de baterias de alta voltagem e a habilidade em produzir este tipo de tecnologia para ser aplicada num vasto "leque" de aplicações no campo da mobilidade eficiente.

As baterias do BMW i3 têm 44 kWh de capacidade e foram desenhadas para terem funcionalidade "plug-and-play" e poderem ser carregadas em casa. Contudo, a intenção da BMW sempre foi expandir o uso desta tecnologia a outras aplicações, tais como criar um "armazenador" de energia que possa dar utilidade às baterias mesmo depois do seu "ciclo de vida" no que a alimentar automóveis diz respeito.

Resta saber se esta incursão da BMW no mundo náutico será para manter no futuro ou quem sabe expandir. É que estudos recentes mostram que o mercado dos barcos eléctricos poderá valer 20 mil milhões de dólares em 2027. Valor que mostra que estamos a falar de uma área em franca expansão e que a marca da Baviera poderá aproveitar, quer através da parceria com a Torqeedo quer através da adaptação de outras tecnologias para uso náutico.

Em destaque